Operação pente-fino revisará 800 mil benefícios temporários para detectar fraudes e irregularidades
O Ministro da Previdência anunciou na tarde desta sexta-feira (05/07) uma operação pente-fino que revisará cerca de 800 mil benefícios temporários, como o auxílio-doença e o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS).
A iniciativa visa detectar fraudes e irregularidades, assegurando que os recursos cheguem a quem realmente precisa. Esta revisão é parte de um esforço do Governo Federal para cortar gastos e melhorar o orçamento para 2025.
Serão analisados critérios de concessão e permanência, e os beneficiários devem se preparar para novas perícias e apresentação de documentos que forem solicitados.
Para quem recebe benefício por incapacidade, seja o auxílio-doença ou até mesmo o BPC-Loas, a principal orientação é buscar desde agora manter a documentação médica atualizada comprovando que a condição que deu origem ao benefício ainda se mantém.
E mais especificamente no caso do BPC-Loas, é bem provável que o Governo comece o pente-fino cruzando os dados constantes no CadÚnico ou até mesmo revisando aqueles benefícios cujos cadastros estejam desatualizados. Então a principal orientação, nesse caso, é manter o CadÚnico atualizado.